Victor Soliv.

VICTOR SOLIV.

Resumo

Zaakuma é um jogo de terror psicologico do genero RPG, inspirado em Ao Oni.

Por ser RPG, o jogador tem a possibilidade de fazer diversas escolhas que levam a diferentes caminhos e resultados, criando assim uma maior imersão e imprevisibilidade.

Sua jogabilidade consiste em andar pelo mapa em busca de itens para desbloquear caminhos e histórias, sem morrer, e então finalizar o jogo.

O jogo possui 5 demônios malignos, sendo um deles o vilão principal cuja história gira em torno.

Cada demônio possui sua própria personalidade e história, com seus próprios desafios, para aumentar a imersão do jogador na lore do jogo.

Lore geral

Em 1950, 5 alunos foram brutalmente assasinados na escola Gokibu. As entidades legais alertaram que não conseguiram encontrar nada além de suas cabeças, tampouco descobriram quem cometeu tal ato. Este ocorrido se tornou conhecido como o “Massacre das Cabeças”.

Desde então muitas histórias e lendas são criadas sobre o mistério do Massacre das Cabeças, especialmente dentro das escolas.

Em 1970, devido à grande desconfiança das pessoas no geral, a escola Gokibu veio à falência. Em 1971 seu terreno foi comprado e restaurado, junto da construção, onde se iniciou uma nova escola, a “Escola Tokigo”.

Muitos eventos paranormais aconteciam na Escola Tokigo, especialmente na virada do dia. Muitos alunos reclamavam afirmando que seus materiais sumiam do dia para a noite; por alguma razão, o mesmo acontecia com livros da biblioteca, lixos e coisas no geral.

Em 1997, foi colocado um segurança interno, para observar se encontrava qualquer suspeito durante a noite. No dia 05 de Maio de 1997, este mesmo segurança foi encontrado sentado no chão da entrada da escola, acordado porém inconsciente.

Em 1998, foram colocadas cameras de segurança ao redor da escola, porém não foi possível observar nada.

Foi então criada uma lenda afirmando que os 5 alunos do Massacre das Cabeças se tornaram demonios terríveis, e que um deles, denominado Kuma, era o mais terrível de todos.

No dia 04 de Maio de 1999, escondidos à noite na Escola Tokigo, uma dupla de alunos praticou um ritual publicado em um blog de internet, para invocar o demonio Kuma. No dia 5 de Maio de 1999, estes mesmos alunos foram dados como sumidos. O caso permanece um mistério.

Lore geral - parte 2

O jogo se passa em 2001; Kenji, Hiroshi e Yui são estudantes do Ensino Médio -- na escola de Tokigo, no Japão -- e também os personagens principais do jogo.

Este trio de alunos possui uma amizade muito forte, desde quando se conheceram, e estão sempre buscando algo interessante para fazer.

No dia 4 de Maio de 2001, Kenji convidou Hiroshi e Yui para invadir a escola à noite, para descobrirem se realmente acontecem eventos sobrenaturais na escola.

Neste mesmo dia, quando anoiteceu, o trio invadiu a escola, e quando deu a meia noite do dia 5, suas vidas iniciaram um passo do qual não teria mais volta.

O sol nascia às 5h da manhã, mas o trio experienciou algo sobrenatural, isto é, a noite não passava, e algumas horas, pareciam alguns dias.

O demônio Kuma então apareceu afirmando:
-- Encontrem meu corpo, senão seus corpos serão meus.

Zaakuma, também conhecido como Kuma, é o principal dos demônios.

Dos 5 demônios, ele é o líder, e todos são submissos a ponto de temerem muito a sua presença.

Passado

Seu nome original era Daiki, e tinha 15 anos quando morreu.

Daiki sofria bullying constante em sua escola, por conta de sua aparência e personalidade. Chamavam ele de feio e estranho.

Daiki tinha uma necessidade extrema de ser elogiado, buscava constante aprovação de qualquer pessoa que encontrava, sobre qualquer coisa.

Secretamente ele também era extremamente agressivo, e em seu tempo livre gostava de torturar animais pequenos.

Certo dia, no final do dia, em sua escola, os alunos arrancaram quase todas as roupas de Daiki, prenderam-no na parede do pátio usando cordas, taparam sua boca e o cobriram com uma lona preta; ninguém veio socorrer Daiki, porquanto ninguém o ouvia e tampouco se importava com ele.

Personalidade

Kuma possui uma voz aveludada, baixa e misteriosa; possui um desejo constante para ter um corpo.

Ele mesmo é muito astuto, em troca de misericórdia, ele cobra favores. Caso seus favores não sejam feitos, o corpo da vitima se torna o pagamento.

Tudo o que Kuma fala, no final de suas frases usa a palavra “Dayo”.

Sakuma é o segundo pior dos demônios.

Ele possui uma personalidade oposta à de Kuma, sendo bastante impositor e agressivo.

Passado

Seu nome original era Isamu, e tinha 15 anos quando morreu.

Isamu era um aluno isolado, tirava notas baixas constantemente, e era extremamente impositor com todos da escola.

Ele mesmo não fazia bullying com ninguém, e sua imposição escondia sua insegurança, que era o seu tamanho.

Isamu tinha baixa estatura e, apesar de ninguém zoá-lo diretamente, ele afirmava sentir o julgamento das pessoas nos olhares.

Ele não tinha pais, e vivia com sua tia, que era extremamente pobre e viciada jogos de azar.

Havia uma garota em sua escola da qual ele era extremamente apaixonado. Certo dia, Isamu revelou seus sentimentos à garota; rapidamente a garota começou a rir alto, e a chamar todas as suas colegas ao redor, gritando “vejam, vejam, o anão se apaixonou pela princesa”.

Desde então Isamu passou a odiar mulheres.

Personalidade

Sakuma possui uma voz grossa e profunda; ele não gosta de conversas longas e nem de complexidades, sua máxima é a simplicidade, e tudo para ele é perda de tempo.

Ele se estressa facilmente, e quando está estressado, consome as coisas ao seu redor.

Nunca faça Sakuma perder seu tempo, e sempre seja direto com ele.

Ele vive dentro da sala da diretoria, pois assim se sente superior aos outros.

Benkyo-san é um demônio neutro e que vive em seus próprios pensamentos.

Ele não faz questão de fazer nada a ninguém, e gosta apenas de viver em seu próprio mundo.

Passado

Seu nome original era Akiro, e tinha 15 anos quando morreu.

Akiro, assim como Isamu e Daiki, era extremamente isolado; a diferença era que Akiro tinha dois amigos, que eram semelhantes a ele.

Akiro era um aluno excepcional, desde quando nasceu sempre mostrou ser superdotado. Aos 5 anos de idade solucionava problemas de física avançada.

Aos 10 anos foi chamado para cursar graduação em física na Nasa, do qual recusou, pois dizia odiar pessoas e ser mais inteligente que todos.

Akiro criava contribuições academicas muito relevantes, entretanto, todas as suas contribuições eram roubadas por algum adulto, e ele nunca conseguia se defender, pois ninguém acreditava nele.

Na escola, os professores odiavam Akiro, e Akiro odiava os professores.

Certo dia, Akiro escreveu mais de 20 artigos academicos que poderia revolucionar a história da Física, e publicou eles em seu blog; os artigos eram sobre viagem no tempo e sua correlação com eventos sobrenaturais. Todos os artigos foram roubados e publicados no nome de outra pessoa.

Neste mesmo dia, em sua escola, um grupo de professores mascarados deram um soco na barriga de Akiro, pegaram seus cadernos que possuiam seus escritos, e atearam fogo.

Desde então Akiro odeia a presença humana e o diálogo com pessoas comuns.

Personalidade

Akiro possui uma voz bem baixa, quase silenciosa, porém fala bastante rápido; ele gosta de conversas complexas, e não dá ouvidos caso você fale de algo que ele ache ser irrelevante.

Tome cuidado, pois caso Akiro não goste de você, ele irá absorver sua consciência.

Seu lugar favorito é a biblioteca, onde vive meditando.

Tabe-san é um demônio que não quer saber de nada além de comer.

Ele vive comendo lixo, e seu sonho é provar comidas únicas e deliciosas.

Passado

Seu nome original era Daigo, e tinha 15 anos quando morreu.

Daigo era um aluno muito isolado, e todos o zoavam por ter um corpo extremamente acima do peso, mas Daigo nunca ligou.

Ele sempre foi uma pessoa gentil, porém extremamente inocente.

Certo dia, um grupo de alunos fizeram ele tomar uma mistura de baratas e insetos, junto de camundongos triturados. Neste mesmo dia Daigo foi hospitalizado, e quase morreu.

Os pais de Daigo cuidavam dele apenas por obrigação legal, mas faziam o filho viver em situações precárias, com roupas velhas e um quarto apertado.

Em outro dia, o mesmo grupo de alunos empurrou Daigo da escada principal da escola; ele quebrou suas duas pernas e teve que usar cadeira de rodas por 6 meses. Os pais de Daigo foram informados, mas não quiseram fazer nada, pois odiavam seu filho.

Desde então, Daigo sempre fugia para um dos ambientes externos da escola, onde ficava sozinho pensando.

Personalidade

Tabe-san possui uma voz relativamente grossa, porém fala extremamente lento e as vezes sem sentido.

Ele não faz nada, contanto que você o alimente com comidas interessantes. Caso ele não seja alimentado, você se torna o alimento.

Não deixe Tabe-san encontrar o armazen de comida.

Ine-san é o demônio que só quer saber de diversão.

Ele adora brinquedos e bujigangas interessantes, e gosta de jogar sempre o mesmo videogame.

Ele não larga seu óculos escuro por nada.

Passado

Seu nome original era Yukiya, e tinha 15 anos quando morreu.

Yukiya era parte de um grupo de alunos descolados da escola, entretanto, ele era apenas usado por esses alunos, como uma especie de mordomo.

Yukiya sempre foi bullyinado por sua aparência, especialmente pelo próprio grupo que fazia parte, e passou a esconder suas inseguranças em uma personalidade descolada forçada, a ponto de esquecer sua genuina identidade.

Escondia sua profunda miséria interna atrás de um falso sorriso, e usava óculos escuros para esconder seu olhar morto.

Yukiya vivia de fone, como forma de fugir da realidade, mas ninguém nunca sabia o que ele ouvia e, mesmo perguntando a ele, ele sempre mudava de assunto.

Ele adorava jogar video game e consumia muita cultura pop; deixava de estudar apenas para consumir entretenimento constante. Gostava de trazer curiosidades sobre todas as coisas para as pessoas que encontrava, entretanto, ninguém dava ouvidos e o achavam estranho.

Certo dia, quando estava apresentando um trabalho na frente de todos os alunos da sala de aula, por conta de seu nervosismo Yukiya defecou em suas calças, a ponto de sujar o chão. Ele entrou em desespero, fazendo seu óculos e fone cair ao mesmo tempo; então saiu correndo da sala, mas tropeçou no corredor, bateu a cabeça e ficou inconsciente.

Desde então Yukiya só ia para a escola para fazer as provas, mas passou a viver dentro de seu quarto e desenvolveu esquizofrenia.

Personalidade

Ine-san possui uma voz relativamente aguda, e extremamente alta, a ponto de ser irritante.

Ele também fala relativamente rápido e constantemente faz gracinhas e piadas sem sentido.

Em todas as suas falas, no final de cada frase ele fala a palavra “Mate” -- uma palavra inglesa britanica para “amigo”.

Nunca recuse ouvir uma curiosidade de Ine-san, e caso ele te convide para jogar, sempre aceite.

Relacionamento entre os demônios

Como dito anteriormente, Kuma é o líder dos demônios, e todos eles fazem o que ele mandar, sem questionar ou pensar duas vezes; caso algum deles o desrespeite, Kuma pode o absorver.

Sakuma detesta Kuma, por conta de sua personalidade, mas não tem coragem para enfrentá-lo, então vive em suas sombras reclamando de suas ordens.

Os demônios não se comunicam entre si, apenas em raras ocasiões, mas todos pensam somente em si mesmos.

Plot Twist

O Massacre das Cabeças foi causado pelo próprio Kuma.

No mundo espiritual, não existe tempo, logo, mesmo que o Kuma tenha surgido por causa do Massacre das Cabeças, ele mesmo foi a causa do massacre, ele mesmo se criou.

Toda vez que um demônio pratica alguma ação no futuro, essa ação acaba interferindo de alguma forma -- em alguma coisa -- no passado.

Todos os eventos paranormais da história são na verdade sintomas de ações espirituais do futuro. Isto é algo que o Akiro havia descoberto antes de morrer, mas só foi concluir sua tese corretamente depois de muita meditação (já em sua forma de demônio) e depois de uma conversa que teve com o personagem Kenji.

Por conta das constantes influências de Kuma na escola, a escola inteira se tornou um loop temporal à noite, e a única forma de sair dele é removendo a influência de Kuma.

Semiótica

A ideia de que algo abstrato (espiritual) afeta no passado, é para passar a mensagem de que tudo aquilo que somos no futuro, pode ser o passado de outro futuro nosso, e que devemos sempre ter cuidado com o que fazemos de nossas vidas; devemos aprender a nos valorizarmos, buscarmos sermos melhores, e deixarmos de nos prender ao passado.

Toda busca no futuro, sempre será produto de uma busca do passado.